Friday, May 25, 2012

American Cookies

Amanhã vamos uns dias de férias. Uma das coisas que nunca pode faltar no caixote das tralhas - sim, vou com a despensa atrás - são as bolachas. Hoje andei no supermercado na secção das ditas cujas e acabei por dar meia volta. Fiz em casa. Deitei as mãos à bimby e fiz uma dose de bolachas com arroz tufado e uma dose de bolachas americanas. E depois tive que fazer outra dose destas últimas porque o marido e o filhote atacaram-nas mal tinham saído do forno. Para render mais, em vez de fazer as bolinhas grandes, fiz mais pequenas e a receita devia antes chamar-se "mini American Cookies". A receita está no livro dos Doces e Sobremesas e já a tinha feito uma vez aldrabada, mas desta vez fui (quase) fiel à receita.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ingredientes:
1 ovo
80 gr. de açúcar
1 pitada de sal
180 gr. de farinha
60 gr. de manteiga sem sal à temperatura ambiente
2 colheres de chá de açúcar baunilhado
100 gr. de pepitas de chocolate
 
Preparação:
Colocar todos os ingredientes, excepto o chocolate, no copo e misturar 15 seg. na vel. 5. Juntar as pepitas de chocolate e misturar alguns segundos na vel. 4.
Formar pequenas bolas de massa e colocá-las num tabuleiro (eu usei uma base de silicone, se não tiverem terão que untar ou usar papel vegetal). Da outras vez esplamei-as, desta vez não.
Levar ao forno cerca de 12/15 min. a 180 graus.
 
Nota: As bolachas crescem bastante, é importante deixar espaço entre elas para que não colem umas às outras. Quando saem do forno vêm molengonas, por isso é preciso deixar arrefecer antes de as tirar do tabuleiro. Só depois de arrefecidas é que ficam crocantes. Guardar num recipiente hermético depois de frias para se manterem crocantes.

1 comment:

Sónia said...

Estas vou fazer!!!!