Wednesday, May 16, 2012

Bolo fresco de morangos

Esta é mais uma das receitas que trago do outro cantinho. Este bolo é uma verdadeira perdição. É fresco, tão fresco que cheira a Verão.

A receita deste bolo vem na revista da Bimby - momentos de partilha, de Junho de 2011. Ando numa de morangos e todas as receitas que os tenham como ingrediente são meio caminho andado para as experimentar. Continuo à procura da receita ideal para o bolo de aniversário da Rita e esta anda lá perto. O único senão é mesmo a cobertura que é limitativa em termos de "enfeites" e não dá para escrever parabéns. De resto, é perfeito, quase divinal! Nunca tinha feito - nem nunca tinha visto qualquer receita - de uma massa assim. Fica tão leve, macia e fofa. Como gosto dos bolos húmidos, fiz de véspera, tal como sugerem na revista.

Ingredientes para o bolo:
6 ovos grandes
200 gr de açúcar
60 gr de farinha Branca de Neve Super Fina com fermento
120 gr de fécula de batata
1 colher de chá de fermento em pó

Ingredientes para a calda:
200 gr de açúcar
850 gr de morangos

Ingredientes para o chantily:
300 gr de natas (mínimo 33% de gordura e bem frescas; encontrei uns pacotes de litro no Intermarché que são especias para bater e resultaram muito bem)
50 gr de açúcar

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180º.
Colocar a borboleta, deitar no copo as claras e 100 gr de açúcar, programar 8 min., vel 4. Retirar e reservar.
Colocar no copo as gemas e 100 gr de açúcar e programar 4 min., temp. 50, vel. 3.
Adicionar a farinha, a fécula de batata, o fermento e duas colheres de sopa das claras batidas e programar 10 seg., vel. 3.
Juntar este preparado às claras batidas reservadas e envolver com a ajuda de uma vara de arames (não bater, é só envolver);
Colocar numa forma redonda, sem buraco, de aproximadamente 22 cm de diâmetro, previamente untada e polvilhada, e levar ao forno cerca de 35 min. (na receita diz 25 min., mas ao fim desse tempo, no meu forno, estava crú; convém ir verificando a cozedura);
Desenforme o bolo e deixe arrefecer completamente.

Para a calda, colocar no copo bem limpo 600 gr de morangos e 200 gr de açúcar e triturar 10 seg., vel.7. De seguida, programar 4 min., 90º, vel.2.

Para o chantily, colocar no copo bem limpo a borboleta, juntar as natas e 50 gr de açúcar e programar 2 min. vel. 3 1/2 (as natas que usei montaram facilmente e em menos tempo, convém ir verificando para não passarem a manteiga; é para ficarem bem firmes).

Quando o bolo estiver frio, cortá-lo horizontalmente em duas parte, deixando a de cima mais fina que a de baixo. Picar a base do bolo com um garfo e deitar 1/3 da calda quente. Deixar arrefecer (coloquei no frigorífico para ser mais rápido). Depois de arrefecido barrar com o chatily e distribuir 250 gr de morangos cortados às rodelas por cima do mesmo. Colocar a parte de cima do bolo e regar com a restante calda. Decorar a gosto. Levar ao frigorífico cerca de 2 horas.

3 comments:

Andreia said...

Excelente Mara! Vou experimentar na próxima festa de anos cá da casa, substituindo os termos da bimby pelos "manuais" ;)
No bolo da Juca usei um lápis que comprei no Continente, "Vahiné" para desenhar a boca do peixe e dá para escrever também. Mas que sou eu!? ;)
bjs doces

Mara Quinta said...

Também tenho desses "lápis", em castanho e rosa. E comprei agora umas canetas com tinta comestível :)
Experimenta a receita, este bolo é qualquer coisa de divinal!
Beijinhos

Full-time Mom said...

Mesmo sem bimby acho que vou experimentar... :)