Friday, June 8, 2012

Bolo de morangos e chantily

Sou viciada em chocolate, é um facto. E em Nutella. Mas há outro ingrediente que me deixa logo de olhos em bico assim que o vejo a ser usado numa receita: os morangos. Pelo sabor, pela cor e pela frescura. E porque ficam  muito bem com chocolate... e com nutella. Neste caso, ficaram lindamente com chantily, num bolo muito fácil de fazer. A receita foi tirada da revista Mariana Culinária e, além de a adaptar à bimby, fiz algumas alterações. É suposto o bolo ser cozido numa forma quadrada com 25 cm de diâmetro para ser cortado em três fatias e, depois de montado, ser cortado aos quadrados. Pois que não tenho uma forma quadrada com os requisitos necessários e, assim sendo, usei uma redonda de 24 cm de diâmetro - devia ter usado a de 22 cm porque o bolo não cresce muito, mas deu para fazer na mesma. Cortei-o em dois e não em três. Ficou como era suposto e foi praticamente todo devorado por um grupo de seis pessoas que mais parecia que não comiam há quinze dias... sinal óbvio da qualidade do mesmo :)
Ingredientes:
3 ovos
100 gr de açúcar
100 gr de farinha
1 colher de café de fermento
4 dl de natas para bater bem frias
50 gr de açúcar em pó
200 gr de doce de morango
500 gr de morangos laminados

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Deitar os ovos e as 100 gr de açúcar no copo e programar 2 min., vel. 4. Baixar os resíduos com a espátula.
Juntar a farinha e o fermento e programar 5 seg., vel. 3.
Deitar numa forma previamente untada e polvilhada e levar ao forno cerca de 20 min.
Depois de cozido, deixar arrefecer completamente e cortar o bolo longitudinalmente.

Como as natas que tinha não eram das que gosto de usar para o chantilly, bati-as numa tigela e usei chantifix para ficarem mais firmes. Bati só as natas durante 1 min. e depois juntei 2 saquetas de chantifix, previamente misturadas com as 50 gr de açúcar em pó, batendo durante mais 1 ou 2 minutos, até as natas ficarem firmes.

Como a massa do bolo é um pouco seca, juntei 10 ou 20 ml de água ao doce - o meu é espesso -, para que ficasse mais líquido. Barrei a parte de baixo do bolo com doce de morangos, depois cobri generosamente com morangos laminados e por cima pus colheradas de chantilly, formando uma altura considerável de natas - usei 2/3 das natas no recheio -, mas sem chegar ao bordo para depois não escorrerem para fora do bolo quando se colaca a parte de cima. Coloquei a parte de cima do bolo e cobri-o com o restante chantily. Decorei com morangos e ganache de chocolate. Depois de pronto, levar algumas horas ao frigorífico para ficar bem fresco.

7 comments:

SRC said...

Devia chamar-se "bolo da madrinha" lol
Estava D-E-L-I-C-I-O-S-O!!!!
Mega aprovado!
:)

Maria said...

Ó Mara, não se faz! Parece absolutamente d-e-l-i-c-i-o-s-o! Adorei este cantinho, vou passar cá mais vezes, só para comer com os olhos! (e babar...muito!)
Beijinhos
Maria (Nutella nome do meio, lembras-te? ) ;)

Anonymous said...

Olá :))

impressão minha ou faltou a quantidade de farinha?? ;)

beijosss , este vou ter de fazer ó se vou ... ;)

Carla Nunes

Mara Quinta said...

Grande lapso, Carla, já acrescentei a farinha :) são só 100 gr, mas faz falta à massa, lol!

Mónica Silva said...

Mara parabéns pelo blog, gostei muito :)
E este bolinho esta muito tentador :)

Beijinho

anapaulaml said...

Olá,

Gostei do que vi e já me tornei seguidora do teu blogue para acompanhar estas maravilhosas receitas.

bjinhos
Ana
http://cozinhacompaixao.blogspot.pt

Andreia said...

Alarves esses amigos! ;)