Sunday, June 24, 2012

Cake Pops

Na sexta-feira o meu filhote foi para um passeio com o jardim-de-infância. Para ficar menos paranóica e ansiosa, passei o dia enfiada na cozinha a tentar manter-me ocupada. De manhã fiz uma tarte de maçã reineta  - que publico depois - e à tarde dediquei-me aos Cake Pops. Andava doida para saber se estaria à altura de tal iguaria e acho, sinceramente, que me saí bem - gaba-te cesto! Tal como me sugeriu a La Pattysserie, que já se tinha aventurado a fazer estas pequenas bombas calóricas, eles ficam melhores no dia seguinte. Mais frescos, firmes e menos enjoativos. Segui estes passos, mas não usei bolo de chocolate - fiz o bolo quatro-quartos que está no livro Doces e Sobremesas (cortei no açúcar) e optei pelo recheio de nutella em vez do leite condensado - claro! Fiz uma dose de bolo, mas usei apenas metade para os cake pops - rendeu 30 unidades. E toda a gente ajudou cá em casa, até os miúdos - enquanto o bolo arrefecia fui buscar o João que tinha chegado entretanto - ajudando a pôr as pepitas multicores.
Ingredientes:
4 ovos
1 pitada de sal
200 gr de açúcar (para a próxima ponho 150 gr)
250 gr de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
250 gr de manteiga sem sal
350 gr de nutella
200 ml de natas
200 gr de chocolate de culinária
Pepitas coloridas qb
Pauzinhos de espetada
uma placa de esferovite para espetar os pauzinhos

Preparação:
Colocar a borboleta, deitar os ovos inteiros e programar 5 min., temp. 37, vel. 3. De seguida, programar mais 3 min., vel. 3, sem temperatura. Reservar.
Deitar a manteiga no copo e programar 1 min., temp. 37, vel. 3 1/2.
Adicionar o açúcar e os ovos reservados e programar 25 seg., vel. 5.
Programar mais 3 min., temp. 37, vel. 3.
Juntar a farinha e o fermento e misturar 20 seg., vel. 3/4.
Deitar a massa numa forma previamente untada e polvilhada e levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, cerca de 35 minutos.
Para os cake pops convém que o bolo fique bem seco.
Depois de cozido, desenformar e deixar arrefecer.
Partir metade do bolo, colocar numa taça e esmigalhar todo com as mãos. É para ficar o mais desfeito possível. Juntar a nutella e mexer bem até formar uma bola de massa que não se cole às mãos, mas que forme uma massa moldável sem se partir. Juntar mais nutella se acharem que a massa está muito seca ou mais bolo se estiver muito peganhenta.
Moldar bolinhas não muito grandes, do tamanho de brigadeiros, e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar ao congelador cerca de 15/20 minutos ou ao frigorífico cerca de 40 minutos.
Entrentanto, fazer o ganache de chocolate; levar um tachinho ao lume com as natas e o chocolate de culinária partido em pedaços, até derreter e formar um creme homogénio. Colocar num copo alto - eu usei o copo medidor da varinha mágica - para facilitar o "mergulhar" das bolinhas.
Retirar as bolinhas do congelador. Mergulhar cerca de meio cm o pauzinho de espetada - a parte que não tem o bico - no chocolate, espetar esta parte no centro do cake pop, esperar uns segundos para solidificar e mergulhar a bolinha no ganache de chocolate. Retirar, dar leves pancadinhas para retirar o excesso de chocolate, decorar a gosto com as pepitas coloridas e espetar o pauzinho na base de esferovite. Proceder do mesmo modo com todos os cake pops. Colocar no frigorífico algumas horas até consumir, de preferência fazer de véspera. Conservar no frigorífico.
...
ADENDA
Ontem, como ainda tinha um bom bocado de bolo, lembrei-me de fazer mais alguns cake pops, desta vez com recheio de doce de framboesas. Bastaram duas colheres de sobremesa de doce para pouco menos de meio bolo e ainda rendeu 10 cake pops. Para a cobertura usei o ganache de chocolate que tinha sobrado. O contraste do sabor mais ácido das framboesas com a cobertura de chocolate fica muito bom e torna-os menos doces e enjoativos do que os primeiros. Fica a sugestão.

A próxima missão será fazer cake pops de salame - que já provei uma vez e são, até agora, os meus favoritos.

1 comment:

anapaulaml said...

Olá Mara,

Que delícia de pop cakes. Ando há muito tempo para experimentar fazer. Os teus estão lindos.

beijinhos