Wednesday, June 13, 2012

Oreo gigante

Lembrei-me desta bolacha gigante enquanto pensava no que fazer a meio litro de natas que tinha no frigorífico, num pacote já aberto, e a precisarem de ser gastas o quanto antes. Alterei algumas quantidades, troquei o chocolate em pó por cacau e adaptei a receita à bimby. Não sou grande fã de Oreos, mas esta... esta é de perder a cabeça. O contraste do crocante da bolacha com o macio e fresco do chantily é uma combinação perfeita. A repetir!
Ingredientes
Bolachas:
170 gr manteiga sem sal à temperatura ambiente
350 gr farinha
uma pitada de sal grosso
30  gr de cacau em pó
1 ovo
150 gr de açúcar em pó

Para o chantily:
meio litro de natas
3 colheres de sopa de açúcar
1 pacotinho de chantifix

Preparação:
Colocar a borboleta; deitar a manteiga e o açúcar em pó no copo e programar 30 seg., vel. 4.
Acrescentar os restantes ingredientes e programar 30 seg., vel. 4. Baixar os resíduos com a espátulo e programar mais alguns segundos, se for necessário, para que os ingredientes fiquem bem ligados.

Retirar a massa, formar um rolo e dividi-lo em três bocados iguais. Com cada pedaço formar uma bolacha gigante, com cerca de 1/2 a 1 cm de altura, com a ajuda do rolo de cozinha - eu usei um prato de sobremesa para fazer de medida. Como ficam bolachas muito grandes, a massa parte-se facilmente quando tentamos colocá-las no tabuleiro. Eu estendi as bolachas em cima de papel vegetal e depois foi só colocar o papel no tabuleiro para ir ao forno. Com os bocadinhos de massa que sobraram dos recortes, fiz bolachinhas de cacau com M&M. Levar as bolachas ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 min. Retirar e deixar arrefecer completamente.

Bater as natas bem frias com as 3 colheres de açúcar e o chantifix, até ficarem bem firmes.

Já com as bolachas completamente frias, montar a Oreo, deitando colheradas de chantilly e formando camadas com as bolachas. Decorar a gosto ou deixá-las simples como uma verdadeira Oreo.

Nós comemos logo duas fatias e guardei o resto no frigorífico. Deliciem-se!

1 comment:

Andreia said...

Só tu para me fazeres comprar Chantifix, que até à data nem sabia que existia...
Bjocas