Friday, June 29, 2012

Tartelettes brancas e negras com morangos-Alsa Blog Challenge

Só hoje de manhã tive conhecimento da iniciativa da AlsaAlsa Blog Challenge e passei parte do dia a pensar em participar. Estava pressionada pelo tempo, uma vez que o prazo para participar acaba amanhã mas, ao final da tarde, mais inclinada a fazer uma receita usando as mousses de chocolate Alsa, lembrei-me que uma conjugação de morangos com chocolate fica sempre bem - e é uma das minhas preferidas. Neste caso usei uma embalagem de mousse de chocolate preto e outra de mousse de chocolate branco. Depois foi só pensar numa base e assim nasceram estas tartelletes. Ficaram lindas e muito boas!
Ingredientes
Para a massa:
70 gr de água
300 gr de farinha sem fermento
130 gr de margarina
2 colheres de sopa de açúcar
10 gr de cacau em pó

Para o recheio:
1 embalagem de mousse de chocolate preto Alsa
1 embalagem de mousse de chocolate branco Alsa
500 ml de leite
Morangos qb

Preparação:
Colocar todos os ingredientes para a massa num robot de cozinha (bimby, 1,2,3 ou outra do género) - ou misturar à mão - e misturar bem até obter uma massa moldável. Colocar a massa dentro de um saco de plástico - eu usei um saco de congelação - e levar ao frigorífico, para repousar, cerca de 20 minutos.
Preparar as formas de tartes - eu usei formas individuais mas também se pode usar uma tarteira grande -, untar e polvilhar.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Entretanto, preparar duas tigelas com 250 ml de leite cada e fazer as mousses conforme indicado nas respectivas embalagens. Levar ao frigorífico.
Estender a massa com o rolo e colocar nas formas, cortando o excesso com a ajuda do rolo da massa. A massa não deve ficar muito grossa. Picar o fundo da massa com um garfo, colocar feijão ou grão seco - para fazer peso e a massa não empolar durante a cozedura - e levar ao forno 15 min. Retirar o feijão ou o grão e levar ao forno mais 3 minutos.
Desenformar ainda quentes e deixar arrefecer completamente.
Depois de frias, dispôr colheradas de mousse a gosto. Eu fiz de três tipos: recheio de mousse de chocolate branco, recheio de mousse de chocolate preto e recheio mármore - misturei as duas mousses com um palito para obter esse efeito.
Colocar os morangos e decorar a gosto.
Levar ao frigorífico.

1 comment:

anapaulaml said...

Olá Mara,

As tuas tarteletes estão muito bonitas.

Quando fiz o meu semi frio para participar, tinha inicialmente na ideia fazer com a mousse de chocolate preto, mas não encontrei à venda, tive de optar pela mousse de chocolate de leite.

beijinhos e boa sorte