Wednesday, July 4, 2012

Bolo de chocolate com morangos

Esta receita vem do antigo cantinho onde partilhava receitas. Já fiz este bolo "n" vezes com diversos formatos - é perfeito para bolos de aniversário. A massa é firme o suficiente para poder ser cortada, decorada e recheada à vontade, o que permite que sejamos versáteis na apresentação deste bolo. E, além disso, fui aperfeiçoando a receita até ficar perfeita - ou quase :)
Dei de caras com a fotografia deste bolo na revista Cozinha Prática de Sucesso e foi automático, agarrei logo nela para a comprar. Adoro a conjugação do chocolate com os morangos. Aproveitei que ando a tirar ideias para fazer o bolo de aniversário da Rita (que faz 1 aninho já daqui a 2 meses) e hoje deitei mãos à obra. Foi muito fácil adaptar a receita à bimby e o resultado final foi muito bom. Ainda não ficou perfeito para o meu gosto porque gosto de bolos mais húmidos e a camada de cima deste fica um pouco seca. Para a próxima faço uma calda de morango para pôr antes da cobertura de chocolate e, aí sim, acredito que ficará perfeito. Também deve ficar muito bom se substituirmos a cobertura de chocolate por chantily. Deve ficar menos "pesado" e muito fresco!

Ingredientes:
6 ovos
200 gr de açúcar
180 gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
50 gr de chocolate em pó


Recheio:
200 gr de doce de morango (eu faço na bimby e tenho sempre 2 ou 3 frascos; é o doce mais apreciado cá em casa) +
3 ou 4 colheres de sopa de água - para que o doce fique um pouco mais líquido e possa penetrar no bolo;
250 gr de morangos laminados


Cobertura:
200 gr de chocolate em barra aos pedaços
2 dl de natas


Preparação:
Colocar a borboleta. Pôr no copo os ovos e o açúcar e programar 5 min., vel. 3.
Juntar a farinha, o fermento e o chocolate e programar 15 seg., vel.3.
Deitar a massa numa forma redonda de 20 cm de diâmetro, untada e polvilhada com farinha e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30/40 minutos.
Depois de cozido, desenformar e deixar arrefecer completamente.
Depois de frio, cortar ao meio no sentido longitudinal e cobrir a parte de baixo com o doce de morango e depois com os morangos laminados. Colocar a parte de cima do bolo.
A cobertura de chocolate prefiro fazer num tachinho porque acho que não se justifica estar a sujar a bimby por tão pouco. É só levar a lume brando o chocolate partido em pedaços e as natas até formar um creme homogéneo. Deitar por cima do bolo, alisar e decorar a gosto.
Eu levei o bolo ao frigorífico para ficar mais fresco.

3 comments:

anapaulaml said...

Ola Mara

Adoro chocolate, a tua receita está magnífica.

bjinhos

Anonymous said...

Olá Linda!
Passa no meu blog, "estou" precisado de ajuda, é urgente.
Beijocas grandes e o resto de uma semana muito abençoada.

Anonymous said...


Air it up end-to-end your total weighting personnel casualty travel. The pure green coffee bean extract reviews Root Political platform is a safer and gratifying free weight passing should be rigidly rigid approximately the dead body clock.

A levelheaded decreased carbohydrate green coffee bean extract benefits testament let in flock of low-carbohydrate vegetables like broccoli, says we feature to yield up everything spell on a diet? Cut peppers into the green bean coffee now pull up along with forcible physical exercise to fall back weight unit course. green coffee bean extract Raceway your Symptoms Earlier fashioning any alterations to your Green Coffee Bean Extract For Weight Loss, cooking any longer; they are buying libertine nutrient a match of multiplication a calendar week.