Monday, July 16, 2012

Tarte de ananás

Esta receita vem na Teleculinária Gold - 35º aniversário e lembrei-me de a fazer para levar para o lanchinho que se segue à festa de final de ano do jardim-de-infância do João. O original é uma empada de ananás e leva uma "tampa" de massa folhada por cima do recheio, eu fiz sem a parte de cima e virou tarte. Demora um bocadinho a fazer, mas não é difícil e é muito boa!
Ingredientes:
1 lata grande de ananás em conserva
1lata de leite condensado
1 colher de sobremesa de maisena
3 colheres de sobremesa de açúcar
5 ovos
1 rolo de massa folhada fresca
Preparação:
Triturar o ananás e a calda (30 seg., vel. 9).
Deitar a mistura do ananás num tacho, juntar o leite condensado e levar a lume brando, mexendo de vez em quando, até aquecer bem - mas sem levantar fervura.
À parte, misturar a maisena e o açúcar e juntar os ovos um a um, mexendo sempre (programei a bimby na vel. 3 e deixei sempre a trabalhar enquanto adicionava os ovos, até ficar tudo bem envolvido).
Adicionar a mistura do ananás com o leite condensado mexendo sempre (mantive a bimby a trabalhar na vel. 3 enquanto deitava o preparado pela abertura da tampa).
Deitar este preparado novamente no tacho e levar a lume brando, mexendo sempre, até engrossar - sem deixar levantar fervura.
Retirar do lume, colocar numa tigela e deixar arrefecer.
Quando o recheio estiver frio, pré-aquecer o forno a 200ºC, colocar a base de massa folhada numa tarteira de fundo amovível e levar ao forno cerca de 35-40 minutos.
Retirar, deixar arrefecer completamente e desenformar - o recheio da tarte sai do forno um pouco molengão mas solidifica com o arrefecer. Decorar a gosto.

2 comments:

anapaulaml said...

Olá,

Nunca fiz tarte de ananas, parece-me uma óptima sugestão, devia estar fantástica.

beijinhos

mariana/receitas para a felicidade said...

Tem um aspecto delicioso esta tua tarte Mara, adorei

beijinhos!!