Monday, August 27, 2012

Tarte de morangos e amoras silvestres

Para fazer esta tarte, inspirei-me numa receita de tarte de frutos do bosque que vem na Cozinha Prática de Sucesso. Alterei algumas quantidades, fiz o creme de pasteleiro na bimby e usei só morangos e amoras silvestres. Entretanto, encontrei as natas perfeitas para bater em chantilly sem ter que usar o chantifix: as Milbona do Lidl. Bateram em menos de 1 minuto e se não estivesse atenta era certo que tinham passado a manteiga.


















Ingredientes:
1 base de massa folhada fresca
Feijão ou grão crú
400 ml de natas para bater (bem frescas)
2 colheres de sopa de açúcar
1 dose de creme de pasteleiro do livro base (cerca de 370 gr)
Morangos e amoras a gosto

Ingredientes para o creme de pasteleiro:
70 gr de açúcar em pó (pulverizei na bimby 10 seg., vel. 9)
Casca de laranja e casca de limão a gosto
1 ovo
1 gema
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
300 gr de leite
15 gr de maizena (amido de milho)

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Colocar a massa folhada numa tarteira de fundo amovível. Picar o fundo com um garfo, forrar com papel vegetal (ou folha de alumínio), encher com os feijões crús - para a massa não empolar quando for ao forno. Levar ao forno 15 minutos.
Remover o papel vegetal e os feijões e levar ao forno mais 10 minutos. Retirar e deixar arrefecer. Desenformar e reservar.

Para o creme de pasteleiro, colocar no copo o açúcar, a casca de laranja e a casca de limão e programar 15 seg., vel. 9.
Juntar os restantes ingredientes e programar 6 min., temp. 90, vel. 4.
Retirar do copo e deixar arrefecer completamente.

Com o copo da bimby bem lavado e seco, colocar a borboleta e as natas bem frescas. Programar 2 min., vel. 3 1/2. Adicionar as 2 colheres de açúcar pela abertura da tampa. Atenção que o tempo para montar o chantilly é variável e convém estar a vigiar.

Com uma vara de arames, envolver o chantilly no creme de pasteleiro até obter um creme homogéneo. Deitar o creme na base de massa folhada, espalhar os frutos por cima e decorar a gosto. Levar ao frio até servir.

2 comments:

Vânia e Mariana said...

Que optimo aspecto :)
Parece ser delicioso :)

beijinhos,

Um pouco de ti e de nós♥ said...

nham...nham que delícia.

Beijos**