Saturday, May 19, 2012

Cheesecake de Chocolate

A terapia na cozinha é mesmo a sério. Mais do que comer, gosto de procurar ou encontrar as receitas e gosto de as fazer. A sensação de ver acabada e bem feita qualquer uma delas deixa-me feliz.

No Sábado passado celebrámos cá em casa o nosso 5º aniversário de casamento e o meu presente foi este livro. Tem receitas de babar e ontem à noite tratei de fazer o cheesecake de chocolate. Foi uma tortura a espera pela manhã de hoje para o poder desenformar e provar. Eu gostei; o meu marido não. Gostou da base, mas a cobertura fica com a consistência de uma mousse de chocolate - ele detesta mousse de chocolate; eu adoro. Para não comer tudo sozinha, ofereci metade aos meus cunhados - que até agora ainda não se queixaram de ser as minhas cobaias nestas experiências culinárias. Faço sempre mais alguém feliz e não fico com as calorias todas só para mim! :)

Ingredientes
Para o recheio:
900 gr de queijo Philadelphia
190 gr de açúcar em pó (pulverizei na bimby)
1 colher de chá de aroma de baunilha
4 ovos
200 gr de chocolate negro (usei 70% cacau)
Para a base:
200 gr de bolachas digestivas
2 colheres de sopa de cacau em pó
150 gr de manteiga sem sal, derretida

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 150ºC.
Para a base:
Partir grosseiramente as bolachas em pedaços e colocar no copo juntamente com o cacau. Programar 5 seg., vel. 4/5 para ficarem quase em pó.
Com a bimby a trabalhar na vel. 3, adicionar lentamente a manteiga derretida.
Colocar esta mistura dentro de uma forma articulada com 23 cm de diâmetro, previamente forrada com papel vegetal, e calcar com as mãos ou com uma colher de forma a cobrir toda a base.
Colocar no frigorífico enquanto se prepara o recheio.

Para o recheio:
Colocar a borboleta e adicionar o queijo, o açúcar em pó e o aroma de baunilha e bater na vel. 3 até obter um creme macio. Com a bimby em funcionamente na mesma velocidade, juntar um ovo de cada vez, deixando que cada um fique bem envolvido no creme. Raspar a lateral da bimby para que fiquem os ovos bem envolvidos e programar mais 5 seg., na vel. 3. A mistura deverá ficar muito macia e cremosa. Programar 3 seg., na vel. 5 para que o creme se torne mais leve e fofo - não bater em excesso para que o queijo não se separe.

Partir o chocolate em pedaços e colocar num recipiente resistente a temperaturas elevadas - eu usei uma tigela de vidro resistente das que podem ir ao microondas. Colocar este recipente com o chocolate sobre uma panela ou tachinho com água a ferver, mas sem que o fundo da tigela toque na água. Deixar o chocolate derreter e ir envolvendo com uma colher de pau até ficar macio.

Deitar 3 ou 4 colheradas da mistura do creme de queijo dentro da tigela com o chocolate e envolver com uma vara de arames. Acrescentar um pouco mais do creme de queijo ao chocolate e envolver novamente - para uniformizar a temperatura das duas misturas. Depois, verter o restante creme de queijo no de chocolate e envolver muito bem, sem bater, até obter uma mistura macia e bem ligada.

Com a ajuda de uma colher, distribuir o creme sobre a base de bolacha já fria e sólida. Colocar a forma do cheesecake dentro de um recipiente maior que possa ir ao forno - eu usei um pirex. Encher o pirex com água até 2/3 da altura da forma do cheesecake e levar ao forno 40 minutos. Depois dos 40 minutos, convém ir vigiando a cozedura para que não queime. O meu cozeu em 55 minutos. A mistura é para ficar trémula no meio; não é para ficar com a consistência seca de um bolo normal.

Depois de cozido, tirar cuidadosamente do forno, retirar a forma da água e esperar que arrefeça. Depois de frio, cobrir com folhar de alumínio e levar ao frigorífico de um dia para o outro.

2 comments:

Em busca do sonho said...

Só de ver as tuas receitas já estou a engordar ehehe. E eu que ando tão desconsolada...

bjinhos nossos

Paula said...

Que cantinho tão bonito Mara. Vou "roubar" receitas. Bjs