Crocante de coco, amêndoa e noz

Há receitas que nos lembram imediatamente alguém. Eu lembro-me do meu marido sempre que vejo doces que levem coco e/ou amêndoa e/ou nozes. Da mesma maneira que todos os meus amigos se lembram de mim quando vêem alguma coisa com Nutella. O original desta receita vem na agenda O meu ano com a Bimby e é de coco e amêndoa. Como me esqueci da primeira tentativa no forno, que acabou por ficar esturricado e foi directamente para o lixo, não desanimei e fiz outra dose logo de seguida. Já não tinha amêndoa que chegasse e optei por acrescentar nozes para perfazer o peso indicado na receita. Ficou mesmo muito bom! Até eu, que não gosto da consistência do coco me rendi e já andei a dar umas boas dentadas neste crocante. Já ficou também marcada como uma das receitas ideais para fazer no Natal e oferecer embalado em saquinhos ou numa caixinha gira.
Ingredientes:
50 de amêndoas peladas
50 gr de nozes
60 gr coco ralado
130 gr manteiga sem sal
1 pitada de sal
120 gr açúcar
30 gr farinha com fermento

Preparação:
Colocar o coco, as amêndoas e as nozes no copo e dar 3 golpes de turbo. Retirar e reservar.
Colocar a manteiga, o sal e o açúcar no copo e programar 5 min., temp. 100ºC, vel. 1.
De seguida, programar 5 seg., vel. 6.
Adicionar a farinha e programar 20 seg., vel. 2.
Adicionar as amêndoas, as nozes e o coco reservado e programar 30 seg., vel 3.
Pré-aqecer o forno a 180ºC.
Espelhar a mistura numa camada muito fina num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Levar ao forno 12 a 15 min., até ficar dourado.
Deixar arrefecer no tabuleiro e, depois de frio, partir em pedaços e guardar num recipiente hermético.

Comentários