Bolachas de amêndoa e avelã

Hoje tenho uma receita mais saudável para partilhar, mas igualmente deliciosa. Podem adaptar ao vosso gosto e de acordo com o que têm na despensa. Eu, como sou uma gulosa inveterada, acrescentei em alguns umas pepitas de chocolate em vez dos palitos de amêndoa, antes de ir ao forno (o que os tornou com lactose em vez de sem). A receita original também não leva avelã nem licor de tangerina (leva licor de amêndoa que eu não tenho, nem gosto, confesso). Também devem ficar óptimos com nozes. Fica a sugestão.

(sem glúten e sem lactose)
Rende cerca de 20 biscoitos

4 claras 
200 g de amêndoa moída
50 g de avelã moída 
1 colher de chá de extrato ou aroma de baunilha (se tiverem)
1 colher de chá de licor de tangerina (ou outro a gosto ou nenhum)
160 g de açúcar mascavado (ou louro ou branco)

Pré-aquecer o forno a 180°C.
Bater ligeiramente as claras sem as deixar ficar em castelo. Adicionar os restantes ingredientes e misturar bem até ter uma massa homogénea. Fica uma pasta mole, mas não líquida. Se ficar muito líquida juntem mais avelã ou amêndoa moída.
Deitar colheres de sopa da mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal. Decorar com pedaços de amêndoa (ou de chocolate para os mais gulosos, como eu). Levar ao forno até ficarem dourados, cerca de 12 a 15 minutos. Bom apetite.

Comentários