Bolo de Chocolate e Azeite

A receita original deste bolo é da Nigella. Chama-se bolo de chocolate e azeite. Só que eu tenho um "problema" e raramente consigo seguir as receitas todas à risca, sem inventar ou pôr um bocadinho de mim nelas – salvo raras excepções.
 
É o caso deste bolo. Já o fiz com azeite e farinha normal. Com azeite e farinha de amêndoa. Com chocolate em pó porque fica mais adequado ao paladar das crianças por ser menos denso e intenso (o Nesquik, passo a publicidade, não tem glúten). É esse bolo que está na imagem que publiquei ontem. Fiz com Nesquik em vez de cacau e com óleo em vez de azeite (também para atenuar o sabor) e com farinha de arroz.
 
O de hoje fiz com metade óleo e metade de azeite e usei cacau puro, daí ser um bolo mais escuro. Como tinha avelã moída para gastar, foi o que usei em substituição da farinha de trigo ou de amêndoa que vem na receita original, que é a que vou publicar. 

Depois já sabem que podem adaptar ao vosso gosto e substituir alguns ingredientes que não vem mal nenhum ao mundo. É um bolo que fica baixo e é suposto ser mais crocante nas laterais e meio húmido mas não líquido no meio.

E quero fotos e feedback, já sabem. O nosso fiz para sobremesa do almoço e já vai a mais de meio.
 
Bolo de chocolate e azeite (Nigella)

Ingredientes:
150 ml de azeite normal (ou óleo)
50 g de cacau em pó de boa qualidade, peneirado (podem peneirar com um passador normal do leite, por exemplo)
125 ml de água a ferver
1 colher de sopa de extrato ou essência de baunilha (se não tiverem, não faz mal)
150 g de miolo de amêndoa moída ou avelã (ou 125 g de farinha de trigo sem fermento)
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
200 g de açúcar
3 ovos M/L
 
Preparação:
Pré aquecer o forno a 170ºC.
Untar e forrar com papel vegetal uma forma com cerca de 22/24 cm de diâmetro (eu uso das de mola porque facilita muito a desenformar. Aviso já que é um bolo que se “desmancha” com alguma facilidade. Por norma até o deixo ficar com o papel vegetal depois de cozido.
Colocar numa taça o cacau, a baunilha e a água a ferver. Mexer muito bem até ficar tudo bem diluído. Fica uma mistura pastosa, mas líquida. Reservar para arrefecer um pouco (podem pôr no frigorífico).
Noutra taça, bater os ovos, o azeite ou óleo e o açúcar durante cerca de 3 minutos. Adicionar a mistura do cacau e bater mais um pouco.
Reduzir a velocidade da batedeira e juntar a amêndoa moída (ou a avelã moída ou a farinha de trigo), o bicarbonato de sódio e a pitada de sal e envolver bem.
Deitar a massa na forma e levar ao forno cerca de 30 minutos. 
Os lados devem estar firmes e o centro ter um aspecto ainda húmido, mas não crú.
Retirar forno e deixar arrefecer durante 10 minutos na forma. Se for necessário, para descolar o bolo das laterais da forma, podem passar uma faca – com cuidado – ou uma espátula de metal.

E depois é comer, malta gira!
Simples, polvilhado com açúcar em pó, com suspiros esmigalhados, com gelado, com chantilly, com frutos vermelhos… é à vontade e gosto de cada uma.

Bom proveito!
#stayhome #staysafe #EuFicoEmCasa

Comentários