Pão-de-ló (com ló)

Há receitas que são passadas pelas avós, pelas mães, pelas tias... receitas que vamos buscar ao fundo do baú das memórias de família.

Esta, por acaso, não é uma delas. 
Numa conversa com uma das minhas melhores amigas, e como ela sabe que eu não resisto a uma boa receita, de preferência simples e saborosa, falou-me no famoso "Pão de Ló do Manel" que ele, de vez em quando, levava para o trabalho para partilhar com os colegas e patrões. Tratei de chamar o Manel e de lhe cravar a receita que ele, timidamente, partilhou comigo.

Para mim, vai ser sempre o Pão de Ló do Manel.

Ingredientes 👩‍🍳
6 gemas
2 ovos inteiros
100 g de açúcar 
50 g de farinha com fermento peneirada (essencial ser peneirada)

Preparação 👩‍🍳
Pré aquecer o forno a 190°C
Bater as gemas, os ovos e o açúcar durante  uns bons 10 minutos - com uma batedeira de preferência. O volume vai triplicar, sinal de uma mistura bem arejada e suave, como se quer.
Forrar uma forma com cerca de 20 cm de diâmetro com papel vegetal. Também há à venda umas formas de papel específicas para este tipo de bolo.
Adicionar a farinha peneirada e envolver (não bater) suavemente. Eu uso uma vara de arames. Mas já me aconselharam a fazer esta parte do processo com as mãos - devidamente higienizadas, como é óbvio. Isso mesmo... envolver a farinha na restante mistura, delicadamente, com as mãos - palavra de Cheff.
Deitar a massa na forma e levar ao forno cerca de 12/15 minutos. Menos tempo mais ló, mais tempo menos ló. Não se distraiam porque basta um ou dois minutos para o ló cozer demais e ficar seco. É bom na mesma, mas não é a mesma coisa.
Retirar do forno e, de imediato, pegar com cuidado pelo papel para desenformar e colocar numa rede para arrefecer. Se o deixarem dentro da forma ele continua a cozer com o calor residual da mesma.

É muito fácil e rápido de fazer. Cá em casa nunca dura mais que duas horas a desaparecer.

Experimentem e partilhem!

Comentários