Torta com recheio de doce de ovos


 

Já fiz muitas tortas na vida - isto soa tão bem - mas esta é, definitivamente a receita que mais gosto. Desculpa, avó Lena...

É fácil, enrola-se muito bem e não fica seca nem esfarela depois de arrefecer - que era a minha luta na procura pela receita ideal.

O recheio é à vontade do freguês. Doce de ovos, com amêndoas ou sem amêndoas, ganache de chocolate, doces ou compotas, creme de queijo com framboesas, Nutella, etc.. Atenção que para espalhar bem a Nutella ou mesmo o creme de chocolate ou outros, estes têm que estar cremosos mais para o líquido do que sólidos. Eu levo uns segundos ao microondas a quantidade que quero usar e depois espalho. Se tentarem com a textura normal é capaz de dar asneira porque não se consegue espalhar sem vir bocados de torta agarrados à espátula.

Vi esta receita há uns anos na página da Luísa Alexandra e é a que uso desde então. Aqui fica:

Ingredientes

5 ovos

100 gr. de Açúcar

80 gr. de farinha para bolos peneirada

1 colher de sobremesa de fermento para bolos

Doce de ovos (às vezes faço, às vezes compro já feito) qb ou outro recheio que prefiram.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180°C.

Forrar um tabuleiro com papel vegetal e untar (eu uso papel vegetal e spray desmoldante). O meu tabuleiro tem cerca de 30 cm por 25 cm. É quase quadrado. Mas também dá com os retangulares, dentro dos 30/20 cm por exemplo.

Bater os ovos com o açúcar durante 5 minutos, até triplicar o volume da massa e ficar bem brilhante e cremosa. Como se fosse para um pão-de-ló.

Adicionar a farinha e o fermento peneirados (tem mesmo que ser para não ficar com grumos de farinha) e envolver delicadamente com uma vara de arames.

Deitar a massa no tabuleiro e levar ao forno cerca de 12/14 minutos. Não deixem cozer demasiado, é preferível ficar menos cozida do que mais. Testem com o palito ao fim de 10 minutos, mas não antes.

Retirar do forno e virar a massa sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar - eu uso os de algodão de limpar a louça, daqueles que vieram no meu enxoval e têm o picot feito pela minha querida avó Cacão

Rechear de imediato com o doce de ovos ou outro creme a gosto com a ajuda de uma espátula e enrolar com a ajuda do pano. Eu enrolo sempre da parte mais comprida da torta.

Não hiperventilem que é mais fácil do que parece. Se a torta cozeu demais é natural que rache - come-se na mesma. 

Se ficou no ponto, fica perfeitinha.

Bom proveito e partilhem comigo as vossas receitas

Comentários